domingo, 13 de abril de 2008

Com fome nao ha poesia.....

FOME: UMA GUERRA PARA VENCER


O que a America latina mais precisa neste momento e de coerencia interna para se firmar como um espaco renovado do desenvolvimento no seculo XXI.
O vigor da integracao regional depende mais do que nunca, de um alvo amplo, de urgencia irretorquivel.
Os governos latino Americanos e Caribenhos dispoem dessa agenda aglutinadora e disfrutam de condicoes para implementa-la.
A America latina e o Caribe formam hoje a unica fronteira externa ao mundo rico que tem recursos e forcas institucuionais para acabar com a fome em um unica geracao, a nossa.Nao e pouca, nem se deve desdenhar a forca transformadora dessa agenda na expansao do mercado interno e da democracia.
O avanco da justica social sera a vantagem competitiva mais poderosa nos proximos anos.A erradicacao da fome reune credenciais para ser a fonte precursora desse processo e para reduzir a desigualdade social que existe entre nos.
Cerca de 10% da populacao da Amercica Latina e Caribe, 52 milhoes de pessoas, persiste enredado numa rotina desumana de fome e privacoes.
A subnutricao infantil esfarela o sonho republicano de dar a cada um o mesmo ponto de partida.Nove milhoes de criancas desnutridas sustentam a ponte da pobreza intergeracional.
A subnutricao leva ao sub-aprendizado que condena a sub-insercao produtiva. Na America central, territorios desse apartheid exibem taxas de subnutricao infantil de 40%, e que chegam a dobrar entre as populacoes indiginas.
Criancas Mayas, tao pequenas assustam, e mesmo que venham sobreviver, jamais atigirao um padrao de crescimento normal.
A FAO, junto com o programa mundial de alimentacao( PMA) e a unicef, lutam contra o tempo.
Mas ha chance de erradicar a desnutricao infantil ate 2015 e assim desligar a chave de transmissao biologica da miseria.
A oferta agricola trabalha a favor.A disponibilidade de alimentos na regiao excede em 30% as necessidades da polpulacao. O continente consolidou-se como o maior exportador de alimentos do mundo.Enquanto as importacoes crescem 71% ao ano. Portanto, nada pode justificar a persistencia da fome no celeiro destacado da producao mundial.
A America latina representa hoje uma das frentes mais realistas e promissoras politicas para erradicacao da fome em todo o planeta.
Quatro leis de seguranca alimentar ja se encontram em funcionamento no continente, adotadas pela Argentina, Brasil, Guatemala e Equador.
Nove projetos institucionais transitam em estagio avancado de debates e parcerias entre governos, partidos e organizacoes sociais.
Varios paises desenvolvem acoes nacionais para combater a fome.O Brasil criou o Fome Zero em 2003.Evo Morales instituiu o Desnutricion Cero Boliviano.Daniel Ortega criou o Hambre Cero na Nicaragua.No Peru, Alan Garcia lidera o programa de erradicacao da desnutricao cronica infantil.Na Guatemala Oscar Berguer assumiu o compromisso mantido por Alvaro Colon, de promover a seguranca alimentar e lancou junto com Lula em 2005, a iniciativa America Latina e Caribe sem fome, um dos principais eixos da atuacao da FAO na regiao.
Acabar com a Fome pode dar o alicerce da justica social que ela necessita para se consolidar e fortalecer a coordenacao do desenvolvimento integrado.

Como ja disse o presidente Lula: Essa e a unica guerra que vale a pena vencer!

A Conferencia reginal da FAO sera realizada em Brasilia de 14 a 18 de abril, aspira e pode ser uma conferencia que implante uma agenda para a paz social no continente.

Jose Graziano da Silva
19/03/2008

Quer ler mais?

http://www.bresserpereira.org.br



Nenhum comentário: